Soft Skill–As habilidades não técnicas que um profissional de TI deve ter!

Faaala galera, 100%

O artigo de hoje não é nada técnico, mas, tão importante quanto saber utilizar as melhores ferramentas do mercado. O texto abaixo falará um pouco sobre os pré-requisitos atuais para iniciar, e continuar, uma carreira em TI. Utilizarei como base meu conhecimento e opinião que formei após algum tempo de estudo e experiência própria (Sim, uso isso como base para minha vida profissional)

Como todos leem e estão vivenciando, a TI, cada dia mais, deixa de ser apenas um “setor técnico”. Em grande parte das empresas a Tecnologia da Informação é parte e tem grande influência sobre as decisões estratégicas tomadas. Estamos na era em que o foco deve estar no T (parte técnica) e no I (parte estratégica, gestão e uso de informação). Seguindo esta linha, os profissionais de área devem evoluir, assim como a visão corporativa evoluiu em relação a TI.

Atualmente um profissional de TI deve ter muito mais do que apenas conhecimento técnico. Os chamados “Soft-Skill” são tão valorizados quanto, ou até mais em alguns casos, uma dúzia de certificações e alguns anos de experiência, fora o idioma que é mais que obrigatório.

Tratarei cada pré-requisito em forma de tópico, com breve comentário sobre cada um deles.

  • Generalista ou Especialista?

    Em minha opinião não podemos mais nos dar ao luxo de conhecer apenas um produto ou tecnologia e ficar fechado em uma caixa. O mercado pede profissionais que denomino “Especialista-Generalista”. Defendo o que li em um livro sobre a ISO 20000, o profissional atual deve ser muito bom em uma área (especialista) e conhecer a nível intermediário áreas de apoio (generalista). Um exemplo: ser especialista em Windows, mas, conhecer bem ambiente Linux, Redes, storages, virtualização e alguma linguagem de script. Todos os itens que comentei antes são base para atuar com servidores.

  • Soft-skills (farei um artigo específico sobre isso): São habilidades não técnicas. Aqui encaixam-se a pro atividade, comunicação, relacionamento interpessoal, flexibilidade, simpatia, entre outros. Estes skills são fator de peso no momento da contratação. Devemos deixar de lado a ideia de que TI é lugar de nerd antissocial.

  • Noções de gestão

    São poucos os que se interessam por esse tema. Noções de gestão deve fazer parte de qualquer curso de TI nos dias de hoje. Como disse anteriormente, TI passa a fazer parte da e na estratégia corporativa. Por experiência própria indico o estudo de ITIL. As práticas ITIL trazem uma boa noção sobre gerenciamento de serviços, gestão de projetos e afins sem a amarra de uma metodologia (ITIL são boas práticas). Técnicos também devem conhecer práticas de gestão,

  • Segundo idioma

    Falar um segundo idioma, dando preferência ao inglês por sua abrangência, antes era diferencial, hoje passa a ser obrigação. Quanto mais cedo investir nesse ponto, melhor, tanto a nível profissional quanto a nível pessoal. O fato de conseguir se comunicar em mais de um idioma abrirá muitas portas, desde estudo até mesmo networking.

É amigos, atuar na área de TI não e tão simples quanto alguns pensam ser. Os itens que citei brevemente são alguns dos mais procurados dentre vários outros.

Em resumo, o profissional atual deve possuir habilidades técnicas e não técnicas, balanceando estes universos.  Eu, particularmente, gosto de gestão e busco estudar no meio acadêmico esse tema, pois, penso ser mais complexo.

Devemos lembrar que o tempo em que a TI era uma sala no subsolo da empresa com nerds que não sabiam falara em público passou, e se não nos adequarmos, ficaremos tão para trás quanto esta visão.

Grande abraços

Faça o primeiro comentário a "Soft Skill–As habilidades não técnicas que um profissional de TI deve ter!"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.