Introdução a Virtual Networking no ESXI

Introdução a Virtual Networks no ESXI; Virtual switch; Standard Switch; Distributed Switch; DVS; SVS

Faaala galera, 100%?!

O entendimento em relação a protocolos e funcionamento de uma rede é conhecimento trivial para qualquer administrador de servidores/sistemas em qualquer ambiente. Ter os fundamentos de rede bem sedimentados é garantir que a estrutura base para os demais serviços rode de forma tranquila e confiável. Em estudos relacionados a virtualização vejo que muitos se preocupam em entender “subir servidores”, criar HA, FT e outras funções disponíveis com o vCenter e acabam por esquecer da bendita rede, que também passa a ser virtual e com características próprias.

A ideia desse artigo é mostrar os fundamentos, os primeiros passos em relação Virtual Networking dentro de um ambiente ESXI. Let’s work, then!

Ali no começo do artigo eu comentei ser importante ter uma boa base de networking para ter sucesso no planejamento e implantação de um ambiente de forma geral, para o mundo virtual essa ideia também se aplica pois mesmo com alguns detalhes próprios as redes virtuais possuem características idênticas a rede físicas, a começar com os equipamentos de comutação, os switches. No esxi possuimos dois tipos de switches virtuais: Standard Switch e Distributed Switch.

Ambos atuam como switches camada 2 (olha aqui a teoria básica de redes) e tem por função a mesma de um switch físico: Permitir comunicação entre dispositivos que estejam no mesmo domínio de broadcast, filtrar e encaminhar frames, segmentação de trafego por VLAN, entre outros fatores. Inicialmente falaremos sobre os Standard Switches e os componentes que o cercam.

Um vSwitch Standard, como falei, permite que máquinas virtuais comuniquem-se entre si e com o mundo externo. A ideia  é a mesma de uma rede física, as VMs se conectam a um switch virtual que possui portas e um uplink para comunicação com o mundo externo. O processo dentro do vSwitch também é o mesmo de um switch físico, o encaminhamento e filtragem dos frames se dá baseado no endereço MAC (sim, VM também tem MAC Address).

Cada host esxi deve possuir seu próprio vSwitch para ter conexão, seja apenas internamente (entre VMs) ou com o mundo externo. Essa comunicação é entregue por um conjunto de componentes que você entenderá agora como funciona.

Quando criamos um vSwitch é necessário criar um Port-Group, sem o port-group é o mesmo de ter um equipamento sem portas, é ele que permite que as VMs utilizem um vSwitch e tenham comunicação interna ou externa. Em caso de comunicação externa é preciso adicionar a conta o tal do Uplink que nada mais é do que a conexão a uma interface física do servidor host. Da uma olhada na imagem abaixo pra ficar mais simples o entendimento.

Veja que aparece um tal de “VMKernel Ports”. Esse tipo de porta estará quando você precisar de algum tipo de comunicação exclusivamente interna com o ESXI. A VMKernel Port pode ser utilizada para Gerenciamento, vMotion, FautTolerance e alguns outro serviços…da um olhada aqui embaixo:

Eu disse que haviam semelhanças entre os switches de camada 2 físicos, entretanto, por se tratar de um mundo virtual existem algumas diferenças bacanas, eu destaco as seguintes:

  • Processo ARP e/ou RARP: Em switches físicos os equipamentos realizam procedimento para aprender o endereço físico de cada portal e/ou componente conectado a elas, no vSwitches isso não ocorrer pois eles, mandatoriamente, sabem o MAC de cada VM a eles conecatada
  • Loop de Rede: Preocupação comum de qualquer administrador de rede, mesmo com auxilio do protocolo STP. Quando trabalhamos com vSwitches não existe uma interconexão entre eles, logo, a possibilidade Looping é nula, eu diria.
  • Ausência do protocolo STP: Se não tem loop, não tem STP. Simples assim.

Sensacional, right?! Calma que ainda não acabou, ainda falaremos sobre os vSwitches Distribuidos (Distributed Switches). Mas eu vou deixar isso para outro artigo!

Espero que tenha te ajudado!

Grande abraço \,,/

1 comentário a "Introdução a Virtual Networking no ESXI"

  1. Ótimo post!

    Parabéns!

    Abs.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.