Exchange Mail Flow Rules (Regras de Transporte)

Exchange Mail Flow Regras de Transporte

Faaaala galera, 100%?!

Quem utiliza a plataforma Microsoft 365 Online muito provavelmente faz uso diário do Exchange Online. O serviço de mensageria da Microsoft é conhecido e respeitado mundo a fora! Para os admins é sinonimo de estabilidade e flexibilidade em relação a configurações.

Um dos recursos mais bacanas que temos no Exchange é o Mail Flow Rules, também conhecido como “Regras de Transporte”. E é sobre isso que esse artigo tratará, sempre de forma clara e mais objetiva possível!

Let’s rock!

Mail Flow rules, o que são?!

Similar as regras que podemos criar na aplicação outlook onde você direciona tal mensagem vinda de fulano para pasta Y, as Regras de Transporte fazem algo similar, mas ao invés de aplicar as regras após a entrega da mensagem, tudo isso ocorre antes, durante o transporte.

Isso significa que o administrador consegue criar controles e regras baseado em condições e exceções e em cima disso definir uma ação específica.

As condições identificam o que será levado em conta pra que tal regra se aplique. Aqui temos VÁRIAS (maiúsculo mesmo) opções, passando pela análise do cabeçalho e indo até mesmo o tamanho da mensagem. Podemos usar os operadores de comparação igual, contém, não contem entre outros.

Quando existe um match baseado na condição setada, a regra aplica uma ação, e é aqui que a magica acontece. As ações são diversas e podem encaminhar, bloquear, adicionar um texto, deletar, incluir um disclaimer (aquela mensagem motivacional ou informativa no final dos e-mails). Quando uma mensagem não possui uma condição configurada a ação é aplicada a todas as mensagens, sem distinção.

Obviamente queremos flexibilidade e por isso existem as exceções. É possível definir o seguinte:

Todas as mensagens vindas do domino @nathanpinotti.com.br devem ter o texto “COMENTE O QUE ACHOU DESSE ARTIGO” incluído no final de cada mensagem, EXCETO, os e-mails vindo de [email protected]

Nesse exemplo, temos o uso de uma condição, uma exceção e a ação, que será incluir o texto no corpo do e-mail.

Pra ficar ainda melhor temos a possibilidade de utilizar operadores lógicos, criando várias condições e ações para determinada ação!

Como funciona o processamento das Regras de Transportes (Mail Flow Rules)

Todas as regras possuem propriedades que determinam pontos específicos. Um desses pontos é a prioridade. Ao entrar no fluxo de transporte do Exchange Online todas as mensagens são avaliadas de acordo com as regras de transporte que foram definidas. Se houver mais uma regra em que a mensagem se encaixa a prioridade define qual das regras será aplicada.

Como crio uma Mail Flow Rule

O processo é bem simples! Acesse o admin.microsoft.com e navegue até o Exchange Admin Center. No meu lateral esquerdo selecione “Mail Flow” e clique em “Rules”. Clique em “Add”.

Veja que existem várias opções já pré-definidas e também a possibilidade você cria a sua, conforme sua demanda!

Conclusão

Parte fundamental na gestão do Exchange Online as regras de Transporte podem e ajudam muito no dia a dia e principalmente em demandas de auditoria e compliance. Esse artigo é introdutório mas com ele você começa a entender o poder das Mail Flow Rules e as possibilidades que o Exchange Online te entrega a nível de gestão!

Espero que te ajude!
Grande abraço \,,/

Faça o primeiro comentário a "Exchange Mail Flow Rules (Regras de Transporte)"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.