Configurando um RDS Server

Faaala  galera, 100%?!?

Provavelmente você já fez a configuração do antigo Terminal Service. A partir do Windows Server 2012 o serviço mudou de nome e tornou-se o Remote Desktop Services, com a mudança do nome as configurações também sofreram uma pequena mudança.

Eu confesso que a primeira vez que fui configurar no 2012 fiquei um pouco “perdido”, mas nada que uma lida na documentação não esclarecesse.

Antes, precisávamos instalar as licenças configurar o serviço de host de área de trabalho remota e pronto….it’s done. Agora, o caminho mudou um pouco e precisamos de alguns cliques a mais.

Vamos a prática….let’s rock:

Com posse de suas licenças faça  a instalação e ativação das mesmas…esse processo não mudou nadinha, basta:

Instalar o serviço de licenciamento de área de trabalho remota

Ativar o servidor de licenciamento

Instalar as licenças. Atenção aqui para selecionar o tipo de licenciamento correto. Eu, particularmente, prefiro usar licenças por Dispositivo.

FEITO

Depois disso vamos a pequena mudança.

Acesse o Server Manager, navegue até o “Serviço de Área de Trabalho Remota” e vá em “Visão Geral”. Aqui clique em “Tarefas” e “Editar propriedades”. Clique em “Licenciamento de Área de Trabalho remota” e informe o servidor de licenças.


Volte uma Aba e vá até “Conjuntos”. Essa é a parte em que houve a pequena grande mudança que confunde os que estavam habituados com o Server 2008/2008 R2. Para definir as propriedades dos clientes remotos é necessário criar um Conjunto de servidores, mesmo que esse conjunta tenha apenas um server.

Clique em Conjunto > Tarefas > Adicionar Conjunto de Servidores.


A partir daqui tudo fica mais amigável, digamos. As telas só ganham um visual novo, as opções continuam, basicamente as mesmas. Preencha de acordo com seu ambiente. Em sessão defina as configurações de cada Sessão de user. Vou deixar uma que usei na ultima implantação que fiz….aqui cabe o bom senso do administrador, pois cada ambiente pede uma configuração diferente.

Ali em “Grupo de usuários” você deve definir quem terá “moral” (permissão) para acessar a área de trabalho remota.


Existe a configuração “Discos de Perfil de Inicialização” que é interessante…aqui você pode centralizar os dados dos usuários na rede. Ao invés de manter tudo no próprio server RDS é possível definir um local na rede e reduzir o consumo de disco no server principal. Utilizei pouquíssimo esse recurso, mas encorajo a configuração pois pode te ajudar  e muito quando o conjunto de servidores possui mais de um server.

Feito isso, pronto, basta utilizar!

E ai, curtiu!? Coisa simples, mas pode te poupar alguns minutos!

Grande abraço, até o próximo artigo! \,,/

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